quinta-feira, 30 de julho de 2015

Unidades fora de sede convocam para ato na quarta (05), em frente à reitoria da UFF


Manifestação foi deliberada no I Encontro dos Campi da UFF fora da sede

Na próxima quarta-feira (05), a comunidade acadêmica da UFF fora de Niterói realiza ato em frente à reitoria. A intenção do movimento é entregar ao gestor da universidade, Sidney Mello, a pauta específica de reivindicações do interior. O documento foi elaborado ao final do I Encontro dos Campi da UFF fora da sede, realizado no dia 28 de julho, em Rio das Ostras (clique e saiba mais). O ato acontece a partir das 14h. A concentração é às 13h30, na Cantareira. É importante destacar que a comunidade acadêmica de Niterói está convida a participar da atividade, que integra o calendário da greve na Universidade Federal Fluminense.

Ônibus e creche
Interessados em participar do evento podem entrar em contato com os comandos locais de greve nas unidades do interior. Docentes, estudantes e técnicos-administrativos estão se mobilizando localmente para garantir a presença de todos. Durante o período da atividade, haverá espaço de ciranda para crianças, na sede da Aduff-SSind (Rua Prof. Lara Vilela, 110, São Domingos – Niterói). O espaço contará com profissionais especializadas em recreação infantil.

Interiorização precarizada e corte de verbas na Educação
Além da sede, em Niterói, a Universidade Federal Fluminense está presente em mais sete cidades do Estado do Rio de Janeiro: Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Macaé e Santo Antônio de Pádua. O projeto precarizado de expansão universitária, promovido pelo Governo Federal e pelas últimas administrações da UFF, gerou desafios e problemas específicos nesses campi.

A abertura de cursos sem garantir condições mínimas para seu funcionamento (como estrutura física adequada, assistência estudantil e contratação suficiente de docentes e de técnico-administrativos) prejudica – quando não inviabiliza – o tripé ensino, pesquisa e extensão.   No momento em que a Federal Fluminense vive a greve unificada de 2015, a comunidade acadêmica da UFF fora de Niterói quer pautar esse debate na universidade, ser ouvida e recebida pelo reitor Sidney Mello. Tod@s à reitoria na quarta-feira! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário